Free Web Hosting Provider - Web Hosting - E-commerce - High Speed Internet - Free Web Page
Search the Web

República do Sudão
Área: 2.505.813 Km².

REPÚBLICA DO SUDÃO (1956)
ex-Núbia

Bandeira Nacional da República do Sudão

Republic of the Sudan — Soudan
Nome oficial: Al-Jumhuriyat as-Sudan.
Capital: Cartum (Khartoum), fundada em 1824 pelo Vice-Rei egípcio Mahammed Ali.
Religião: Islamismo 74,7% (sunitas), crenças tradicionais 17,1%, cristianismo 8,2% (1983). Muçulmanos ao norte e as outras religiões se concentram no sul do país.
Localização: centro-leste da África. Faz fronteira com o Egito ao norte, o Mar Vermelho a nordeste, a Etiópia e a Eritréa a leste, Quênia, Uganda e Zaire ao sul, com a República da África Central e o Chade a oeste e faz fronteira com a Líbia a noroeste - no Deserto do Saara.
Características: planície banhada pelo rio Nilo e seus afluentes (maior parte); litoral estreito; região semidesértica com colinas (NO); deserto da Núbia (N); montes Núbia envolvidos por um cinturão de areia (centro-O); região argilosa (L), estendendo-se até as zonas pantanosas.
Divisão administrativa: 26 estados.
Moeda (numismática): Dinar Sudanês / piastra (Sudan Dinars). Código internacional ISO 4217: SDD. Últimas cédulas emitidas: 5, 10, 20, 50, 100, 200, 500 (1998), 1.000 (1996), 2.000 (2002) e 5.000 dinares (2004)... Sistema monetário: "Dinar".

Conhecido na Antiguidade por Núbia - "O País do Ouro", na língua nativa - o Sudão tem 72% de sua população ativa dedicada à agricultura. Embora seja o maior país do continente africano, sua produção agrícola representa apenas 29% do PIB.

Abaixo, um Cartão Postal ilustrado com mulheres nubias, publicado por I. Benghiat Son.

Maior país africano, situado no centro-leste do continente, é dominado ao norte pelo deserto da Núbia, enquanto no sul o território é pantanoso e fértil. A bacia do rio Nilo atravessa o território e é fonte de irrigação e energia elétrica. A maioria da população é rural e vive da agricultura de subsistência.

Os principais produtos de exportação são o algodão e a goma arábica. O Sudão é palco de uma guerra civil que dura mais de 20 anos entre o norte muçulmano e o sul, onde predominam cristãos e animistas.

Do lado esquerdo, um cartão postal com ilustração Fuzzy Wuzzy (publicado por D.P. Chryssides). Do lado direito, Hadendoas Fuzzi Wuzzies, em Port Sudan, na província do Mar Vermelho (publicado por Tropical Photo Stores).

volta ao topo

Árabes sudaneses 39%, africanos 58%, outros 3% (1996), compõem a população de nacionalidade sudanesa.

A língua ou idioma oficial e o árabe, mas também o inglês e dialetos locais são falados. Ainda estão presentes o tigrinia e o tigré... Nubian, Ta Bedawie, diverse dialects of Nilotic, Nilo-Hamitic, Sudanic languages...

Entrada principal !
Última atualização: 18/02/2007.
volta ao topo

SUAZILÂNDIA PAÍSES DA ÁFRICA
TANZÂNIA