Free Web Hosting Provider - Web Hosting - E-commerce - High Speed Internet - Free Web Page
Search the Web

República da Costa do Marfim
Área: 322.463 Km².

REPÚBLICA DA COSTA DO MARFIM (26/03/1959)

Bandeira Nacional da República da Costa do Marfim - Baseada na bandeira da França, é similar a bandeira da Irlanda e da Itália.

Ivory Coast — Côte-d'Ivoir Côte D'Ivoire
Nome oficial: République de Côte-d'Ivoire.
Capital: Abidjan (Sede do Governo), Yamoussoukro (Capital Administrativa).
Religião: Islamismo 38,7%, Cristianismo 26,1% (católicos 20,8%, protestantes 5,3%), animismo 17%, ateísmo 13,4%, outras 4,8% (1988).
Localização: Localizado na África Ocidental, Oeste da África, costa norte do Golfo da Guiné, margeia o Norte do Oceâno Atlântico, entre Ghana e Libéria.
Características: litoral rochoso (O) e com lagunas (L); planície com altitudes de até 200 m (S); planaltos (centro e N).
Moeda (numismática): Franco CFA - moeda corrente oficial de 12 países ex-colônias francesas na África: Benin, Burquina Fasso, Camarões, Chade, Congo, Costa do Marfim, Gabão, Mali, Níger, República Centro-Africana, Senegal e Togo, também de Guiné Bissau (ex-colônia portuguesa) e Guiné Equatorial (ex-colônia espanhola).

O país abriga mais de 60 grupos étnicos e grande contingente de exilados da Libéria e de outros países vizinhos. A Costa do Marfim tem clima propício ao cultivo de cacau (é o maior produtor mundial), banana e café. Sujeita aos preços desses produtos no mercado internacional, a economia, antes próspera, enfrenta dificuldade.

A renda per capita diminui entre 1985 e 1994. Nos dois anos seguintes inicia-se uma recuperação, com crescimento do PIB em 7% ao ano. Mesmo assim o governo tenta estimular novos setores produtivos para diminuir a dependência da agricultura.

Bauleses 23%, betes 18%, senufus 15%, malinques 11%, outros 33% (1996), compõem a população de nacionalidade marfinense (ivoirien). A língua ou idioma oficial é o francês, mas também são falados 60 dialetos nativos, sendo o diula (Dioula) o mais falado...

O tronco africano é um dos mais ameaçados em relação a extinção de línguas. Pesquisas apontam que aproximadamente 200 línguas africanas estão desaparecendo, como o avikán, falado neste país! Assim como o baulê...


volta ao topo

Yamoussoukro

Capital política e administrativa do país desde 21/03/1983, a cidade de Yamoussoukro se tornou atração turística e religiosa desde os anos 90, por causa de sua Basílica - uma réplica monumental da Basílica de São Pedro, em Roma. Este templo mariano é o maior local católico da África e, há quem diga, o maior do Mundo!

Na cidade também se encontra o Hotel do Presidente, a enorme Maison do Palácio do Congresso, grandes escolas (as mais prestigiadas do país) e, no extremo oeste, sobre uma colina, encontra-se a Fundação Houphouët-Boigny, destinada à uma grande organização internacional, cultural ou autra coisa que justifique suas dimensões...

Basílica Nossa Senhora da Paz (Notre-Dame-de-la-Paix)

(http://galiotth.club.fr/Cote_Ivoire/Yamoussoukro/img_basilik_aerien.html)
Vista aérea da Basílica Notre-Dame-de-la-Paix.

(44k)

Construída no coração do país Baoulé, em Yamoussoukro - cidade natal do ex-presidente Félix Houphouët-Boigny, primeiro presidente do país (de 1960 a 1993), a Basílica presta homenagem à Virgem Maria e à Paz.

Através de um concurso organizado no final de 1984 e terminado mais de um ano depois, no qual participaram grandes nomes da arquitetura moderna, finalmente um projeto foi escolhido pelo presidente Houphouët-Boigny, em 04/02/1986.

Durante 3 anos, o arquiteto Pierre Fakhoury (libanês de origem mas marfinense de coração), o diretor artístico M. Patrick Hauteuil e o diretor geral dos "grands travaux" M. Antoine Cesario, trabalharam na construção do edifício.

O arquiteto Pierre Fakhoury e o presidente Félix Houphouët-Boigny.
Construção da Basílica Notre-Dame-de-la-Paix.

Parece que a Basílica ultrapassou 17 metros da original, São Pedro, no Vaticano. Com a cruz, ela mede 160? 158 metros de altura, sua cúpula têm 60 metros de diâmetro e toda a Basílica soma mais de 200 colunas em seu interior e exterior; não citando todo o complexo de jardins e outras construções à sua volta.

Comparação das duas Basílicas...

A Basílica possui 4 trípticos da revelação divina: o tríptico mariano, o crístico, o da criação e o tríptico da nova aliança. Quanto aos vitrais, eles representam várias passagens bíblicas, episódios da vida de Jesus, de São Paulo e dos 4 Evangelistas, os 12 Apóstolos, a Notre Dame de la Paix (abaixo, lado esquerdo da tela), entre outros. Também há um vitral que representa a "visão" e a imagem do presidente Félix Houphouët-Boigny, fundador da Basílica, aos pés de Cristo (lado direito)...

Vitral da Basílica Notre-Dame-de-la-Paix.
Vitral da Basílica Notre-Dame-de-la-Paix.

Em 10/08/1985, o Papa João Paulo II benzeu a primeira pedra...

Papa João Paulo II e o presidente Félix Houphouët-Boigny.

Depois de muitos anos de polêmicas sobre sua pertinência (o catolicismo não é a religião majoritária), hoje, a basílica é propriedade do Vaticano.

Basílica Notre-Dame-de-la-Paix vista à noite.

Com liberdade de religião, a população do país é predominantemente animista e muçulmana - os católicos não passam de 25%! Esse é um bom exemplo da razão pela qual esse país tropical, situado na costa ocidental da África, é conhecido como terra de lendas e hábitos excêntricos... A foto (abaixo) mostra a Grande Mesquita na mesma cidade...

Grande Mesquita em Yamoussoukro.


 
Última atualização: 15/02/2007.
 

REPÚBLICA DO CONGO PAÍSES DA ÁFRICA
DJIBOUTI